Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Ser jovem é ter arte de inventar..... por que pra ser feliz a gente inventa!"
Por: David da Silva e Natasha Fonseca

"Plano Nacional de Juventude – encontros e desencontros "
Por: Patrícia Lânes*

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Prêmio Juventude - Prêmio estimula produção científica sobre juventude

UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil
 
Ação Comunitária do Brasil promove concurso de Cantigas de Capoeira na Maré
O I Festival de Cantigas de Capoeira na Maré, promovido pela Ação Comunitária do Brasil/RJ, irá fazer o resgate cultural desta arte através da música. Para tanto, realizará um concurso de cantigas de capoeira no núcleo de Vila do João (Complexo da Maré), próximo dia 27 de janeiro com início às 9h. As inscrições para o concurso estão abertas na Rua 11, quadra 58. N.º 243. Complexo da Maré – Próximo à Fio Cruz. Informações pelo telefone 2260-3197.

O grupo de capoeira que quiser participar terá que definir, no ato da inscrição, em qual modalidade de cantiga deseja competir. Elas podem ser de três tipos, ladainha (narrativas mais longas), corrido (ritmo de moderado a rápido) ou quadra (estrofes de quatro versos). Os vencedores da disputa serão premiados com troféus e brindes de primeiro, segundo e terceiro lugares.

O objetivo do evento é reunir novos e velhos capoeiristas do Rio para trocar idéias e incentivar a produção de novas músicas, além de preservar a cultura inerente à arte afro-brasileira. O organizador do Festival de Cantigas é Mestres Mano, que ensina as técnicas dessa dança guerreira a jovens e crianças no Campus da ACB/RJ, onde acontece o evento.

A música na Capoeira

A música de capoeira tem como principal instrumento o Berimbau, o que faz com que ela também seja conhecida por Toque de Capoeira ou Berimbau. As letras são as mais variadas possíveis. Como toda arte é fruto da experiência do artista e de suas impressões do mundo. Portanto, pode haver músicas sobre amor, atividades cotidianas, homenagem a algum grande nome da capoeira ou até mais engajadas como o Toque de Cavalaria, comumente usado para avisar a roda sobre a aproximação do batalhão de cavalaria da Guarda Nacional.

A musicalidade pode ser lenta ou moderada à rápida. As mais lentas são denominadas Toque de Angola e tem maior ligação com o tradicionalismo africano do jogo, que evidencia a característica mais artística e coreográfica. Já os toques mais rápidos ou Regionais são mais voltados à questão da luta, da defesa física e historicamente territorial.


 

 

© Rede Juventude Cidadã 2005-06