Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
ONU sugere o ‘sim’ no referendo sobre armas
Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Deixe seu recado no MURAL da Rede Juventude Cidadã!

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Uma grande oportunidade para o jovem estudante do ensino médio ou superior. Conheça a VIA BRASIL!

Inserção do jovem no mercado de trabalho é tema de congresso em Recife

Empresários, representantes de governo e de instituições não-governamentais que trabalham com a juventude definiram estratégias para ampliar a inserção dos jovens na agenda de desenvolvimento regional. Eles participaram de quarta (14) a sexta-feira (16), em Boa Viagem, do I Congresso Regional da Juventude e Trabalho.

A idéia do congresso foi de despertar o interesse dos participantes pela construção de parcerias, para promoção da qualificação e do aproveitamento dos jovens como força produtiva. Entre os temas que constam da programação estão: tendências do mundo do trabalho, economia solidária, empreendedorismo, incentivos fiscais e geração de postos de trabalho, qualificação profissional e consórcios sociais da juventude.

O evento foi promovido pela Aliança Empresarial Pelo Nordeste, instituição que vem atuando desde julho de 2003 para promover o engajamento das lideranças empresariais em ações de cidadania e responsabilidade social. São parceiros da iniciativa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Para a coordenadora da Aliança, Sofia Graciano, a defasagem educacional dos jovens de baixa renda e a pouca experiência são os fatores que mais dificultam a inserção no mercado de trabalho. Dados da entidade indicam que os jovens representam 20% da população economicamente ativa do país, mas 48% deles estão desocupados.


 

© Rede Juventude Cidadã 2005